Fortano

Tipos de Marca: Qual devo Registrar?

Compartilhe:

Tipos de Marca Copo da Starbucks

Uma das etapas mais importantes de um registro de marca é a escolha correta dos tipos de marca existentes. Registrar o tipo de marca errado pode enfraquecer a proteção de sua marca, visto que toda análise jurídica considera a marca exatamente na forma como foi registrada.

Isso não quer dizer que a marca só está protegida de cópias idênticas. A análise de colidência (semelhança) de marca é complexa em alguns casos, por isso abordaremos em uma seção específica deste artigo.

Somente o registro de marca fornece o direito legal sob a marca. Não podemos confundir uma marca com razão social, pois cada um destes elementos possuem funções diferentes. Entenda abaixo o que é exatamente uma marca.

O que é uma Marca?

A marca ou logomarca é um sinal distintivo com objetivo de identificar a procedência dos produtos ou serviços disponíveis no mercado. A ideia é que seja fácil para o público saber de qual empresa e o que é o produto antes mesmo de comprar.

A marca é o que carrega a reputação de uma empresa e de seus produtos. Por exemplo, quando você compra uma Coca-Cola® já sabe o sabor da bebida.

Tipos de Marcas

De acordo com a Lei da Propriedade Industrial (LPI), são passíveis de registro as marcas visualmente perceptíveis, ou seja, no Brasil, não é possível registrar marcas sonoras e olfativas. Em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália é possível o registro destas modalidades de marca.

Existem 7 tipos de marca, também conhecidos como apresentações da marca, 5 destas são registráveis no Brasil. Confira abaixo suas principais características para obter a melhor forma de proteção da sua marca.

1. Marca Nominativa

Representa uma ou mais palavras, podendo também ser uma combinação de letras ou algarismos romanos ou arábicos, sem nenhuma estilização na escrita. Nessa forma, protegemos somente o texto em todas as formas possíveis.

Exemplos: Varig®, Itaú®, Vivo®.

2. Marca Figurativa

É um desenho, imagem, figura ou símbolo, que pode ser acompanhado por uma letra ou algarismo.

Exemplos:

Marca Figurativa do Banco do Brasil
Marca Figurativa da Globo
Marca Figurativa da Starbucks

3. Marca Mista

É o conjunto de palavras com desenhos, imagens ou com uma estilização da forma escrita. Podemos entender como uma junção dos dois tipos anteriores, contendo texto com uma estilização especial.

Exemplos:

Marca Mista da Coca-Cola
Marca Mista do Itaú
Marca Mista da Globo

4. Marca de Posição

É a apresentação de um símbolo ou sinal em uma região específica de um produto.

Exemplo:

Marca de Posição

5. Marca Tridimensional

Contempla o formato do produto, seu design. A geometria do produto não pode estar associada a uma função ou vantagem técnica, pois esse tipo de proteção é pertinente a patente, não a marcas.

Entenda melhor com o vídeo:

Exemplos:

Marca Tridimensional do Chocolate Toblerone
Marca Tridimensional do Yakult

6. Marca Sonora

A marca sonora é um dos tipos de marcas mais inéditas. É a associação de um produto ou serviço com uma melodia, som ou até com uma música ambiente.

Atualmente não é possível registrar a marca sonora no Brasil, porém o INPI já manifestou sua intenção de alterar a legislação para permitir o registro desse tipo de marca. A previsão é que essa alteração ocorra até 2026.

Confira algumas marcas sonoras registradas nos Estados Unidos, para escutá-las toque na logo das empresas.

Exemplos:

Marca Sonora da Netflix
Marca Sonora da Intel

7. Marca Olfativa

Outro dos tipos de marcas não tradicionais é a marca olfativa. Sua função é associar um produto ou serviço a uma sensação olfativa específica. Um dos requisitos do registro é enviar uma amostra do cheiro a ser registrado.

Um detalhe muito importante é que não são registráveis cheiros que estejam relacionados a funcionalidade do produto ou serviço em si. Por exemplo, a função de um perfume é tornar o cheiro de uma pessoa agradável, ou seja, o aroma representa sua própria função.

Isso significa que não podem ser registrados como marcas olfativas: perfumes, fragrâncias, aromas, etc. O objetivo é associar um produto, por exemplo, os sanduíches do McDonald’s a um cheiro específico.

Poucos países aceitam o registro de marcas olfativas, e, até o momento, o Brasil não é exceção. Assim como no caso da marca sonora, o INPI pretende permitir o registro desta modalidade até o ano de 2026.

Minha Empresa tem mais de um tipo de marca

É comum que as empresas utilizem diversas apresentações de marcas diferentes como sinal distintivo. A marca pode variar de acordo com a cor de fundo ou onde ela está presente, seja em um site, outdoor ou rede social.

Nesses casos, vale a pena avaliar se cópias ou imitações destes diferentes símbolos afetariam o seu negócio. Se sim, é importante registrar sua marca em suas diversas formas.

Tipos de Marca do McDonald's

Tipos de Marca do McDonald's Figurativa
Tipos de Marca do McDonald's Mista

McDonald’s®

Qual a Melhor Proteção dos Tipos de Marca?

A primeira vista, pode parecer que a marca mista é sempre a melhor opção em comparação aos outros tipos de marca, afinal, ela contempla a parte visual e escrita da marca em um só registro.

No entanto, diante de uma complicação jurídica, a marca é avaliada exatamente na forma em que foi registrada. Protegida com cores e estilização de escrita específicas, conforme o registro.

Entenda melhor:

Exemplo de Tipo de Marca da Petrobras

O registro da marca na forma mista da Petrobras protege especificamente a logo BR, estilizada com amarelo e verde, assim como o nome Petrobras escrito em verde e em itálico.

Dessa forma, caso haja um conflito de interesse, torna-se mais fácil para a Petrobras recorrer a cópias do seu nome em verde ou com fonte parecida. Porém, cópias ou imitações com cores muito diferentes distanciam as duas marcas.

No exemplo abaixo, qual das 2 marcas é mais parecida com a marca da Petrobras?

PetroGás

PetroGás

Então, se registrarmos os elementos da marca separadamente (a parte nominativa separada da figurativa), temos o direito de analisar os elementos de forma isolada. Essa é a maneira mais eficiente de proteger uma marca.

No caso acima, se a Petrobras optar pelo registro somente na forma nominativa, ela protegerá o nome em todas as cores e formas de escrita possíveis, tornando mais forte a defesa contra a possível cópia em azul neste exemplo.

A decisão de quantas marcas registrar terá impacto no custo do registro, porém pode valer muito a pena ter todos os seus tipos de marca registrados para evitar um futuro problema jurídico diante de um concorrente com marca similar.

Colidência entre os Tipos de Marca

No exemplo acima, apenas ilustramos algumas comparações visuais entre marcas, uma análise de colidência é muito mais complexa. A proteção da marca se dá em 3 aspectos:

  • Gráfico: análise visual; As marcas são parecidas visualmente?
  • Fonético: modo de falar (pronúncia). Doce de Caju = Doce Dicaju;
  • Ideológico: significado e interpretação da marca.

Qualquer semelhança em um destes 3 aspectos pode resultar em um problema jurídico e multas. Lembrando que a marca será analisada exatamente como foi registrada.

Exemplo de Colidência entre Tipos de Marca Diferentes

Marca Indeferida Escola de Carreiras

No processo de registro 921111967, a marca que continha a expressão “Escola de Carreiras” foi considerada colidente com a “Universidade da Carreira”, e um dos critérios considerados foi a semelhança ideológica entre Escola e Universidade.

Natureza das Marcas

Outra classificação que podemos diferenciar os tipos de marca é pela sua natureza. Mais de 90% dos pedidos de registro de marca abertos no Brasil são de marcas de produto ou serviço.

Marca de Produto ou Serviço

É a natureza mais comum das marcas, utilizada para diferenciar produtos e serviços. Todos os exemplos utilizados até aqui correspondem a marcas de produtos ou de serviços.

Marca Coletiva

É utilizada para identificar os membros de uma coletividade como uma associação, sindicato, consórcio, cooperativa, entre outras. Assim como os outros tipos de marca, seu objetivo também é diferenciar os produtos e serviços oferecidos no mercado, porém o uso da marca é exclusivo do grupo empresarial e está condicionado à adequação do regulamento de utilização.

Então, este é um ótimo mecanismo para garantir a qualidade de produtos e serviços visto que, para utilizar o símbolo, é necessário seguir o padrão de qualidade indicado no regulamento da marca. Saiba mais detalhes sobre o registro da marca coletiva.

Exemplos:

Marca Coletiva Vinhos do Brasil da IBRAVIN
Marca Coletiva Suco de Uva do Brasil da IBRAVIN

Marca de Certificação

O último dos tipos de marca é a marca de certificação. Ela é utilizada para atestar a conformidade com determinados padrões, normas ou exigências técnicas relativas à qualidade de um produto ou serviço.

Seu símbolo indica ao público que os produtos ou serviços que usam o selo passaram por uma inspeção externa e foram aprovados.

Exemplos:

Marca de Certificação Anatel
Marca de Certificação SVB Produto Vegano

Dentre todos os tipos de marca esta é a única que o titular da marca não pode utilizar o símbolo em seus próprios produtos e serviços, pois seu objetivo é auditar e certificar terceiros. Se o objetivo for para uma utilização interna, a marca coletiva é uma boa alternativa.

Registro de Marca Seguro

Um registro de marca contendo os tipos de marca adequados, com as classes e especificações corretas garante que você seja o único a utilizar sua marca em todo Brasil. Caso queira registrar sua marca, o primeiro passo é saber se ela pode ser registrada.

Fazemos a análise de viabilidade da sua marca sem custo algum. Você receberá um relatório completo informando quem utiliza sua marca e as chances de sucesso do seu pedido de registro. Entre em contato conosco e solicite o seu relatório.

Avalie nosso artigo!
5/5 (Avaliações: 2 )
Conteúdo

Veja também:

Contrato de Confidencialidade para Funcionários
Inovação

Contrato de Confidencialidade para Funcionários

Empresas que trabalham com dados sigilosos precisam garantir a confidencialidade das informações que circulam dentro da organização. O contrato de confidencialidade para funcionários é um documento

Contrato de Confidencialidade
Inovação

Contrato de Confidencialidade: O que é e Tipos

Em muitas empresas, a existência de um contrato de confidencialidade é essencial para prevenir o compartilhamento de informações sensíveis e sigilosas. Essas informações podem incluir

Newsletter

Receba dicas exclusivas para proteger sua empresa.

Registre sua Marca

com quem ENTENDE

A Fortano cuidará de todo o processo de registro para que você possa:

  1. Atuar sem risco de perder seu nome;
  2. Impedir cópias ou imitações da sua marca.

Tudo 100% online e com garantia de registro.

Depoimento da Cliente Katelyn
Katelyn Mary Omans Ensino de Idiomas

Estou MUITO feliz e sortuda por ter encontrado Jonathan para me ajudar a registrar minhas marcas depois de procurar a empresa certa por muito tempo. Ele é um excelente profissional, competente e confiável!

Depoimento do Cliente Cristiano
Cristiano Arruda Compliance Tributário

Atendimento excelente, com qualidade e responsabilidade, merecendo todo mérito que a Fortano, com muita competência, conquistou. Parabéns a toda a equipe pelo profissionalismo, por sempre passar o feedback ao cliente sobre os status dos processos.

Depoimento do Cliente Lucas
Lucas Guilherme E-Commerce

Conheci a Fortano no google e conversei com o Jonathan Mendonça, que numa sexta-feira às 19h me atendeu de forma excelente, tirou todas minhas dúvidas e me deu tranquilidade para registrar minha marca com segurança. Só tenho a agradecer a Fortano!

Depoimento do Cliente Arlindo
Arlindo Oliveira Turismo

Eu não tinha conhecimento algum sobre registro de marca, e, ao conhecer o Jonathan, achei muito mais viável para minha empresa contratar a Fortano. Hoje me sinto muito mais seguro para trabalhar na minha área de turismo sem cópias ou imitações.