Fortano

Registro de Marca

Com Garantia Fortano

Sua Marca sem C√≥pias ou Imita√ß√Ķes

Você trabalhou duro para construir sua marca. Seus clientes já te conhecem e confiam em você. Você não pretende registrar?

Seta Azul
Iniciar Registro de Marca
Ex: Venda e Fabricação de Vestuários; Contabilidade; Publicidade...
Iniciar Registro de Marca
Marcas Registradas
+ 10
Aprovação de Marcas
+ 0 %
Clientes Satisfeitos
+ 10
Mulher Pensativa

Preciso Registrar a Marca?

√Č uma quest√£o muito simples: sem o registro, qualquer empresa pode utilizar e registrar sua marca sem nenhum impedimento legal.

A prioridade pela marca é de quem registrar primeiro, independente do tempo de uso (com uma rara exceção). Então, é melhor que você seja o primeiro a registrar.

O registro garante que voc√™ possa continuar utilizando sua marca pelos pr√≥ximos anos. Sua marca se torna¬†√ļnica no Brasil, qualquer c√≥pia ser√° considerada ilegal, pass√≠vel de multa.

Tire suas d√ļvidas

Por que o Registro de Marca é Importante

Proteja o que é seu

Impeça Cópias

Tenha o direito de exclusividade de suas marcas e logotipos.

Sem Risco de Perda de Marca

Elimine o risco de perder sua marca.

Tenha Direitos sob sua Marca

Possibilite processar e cobrar multas daqueles que roubam sua marca.

O que pode ser Registrado como Marca

Marcas Registr√°veis

  • Nomes e palavras como McDonald’s
  • Imagens e logos como:
Marca Figurativa do McDonald's

N√£o Permitido no Brasil

  • Slogans ou frases de propagandas
  • Sons e m√ļsicas
  • Ess√™ncias e cheiros

Registre sua Marca sem Burocracia

Etapas do Registro

√ćcone de Lupa

1. An√°lise de Marca

Saiba se sua marca está disponível

√ćcone de Processo de Marca

2. Abertura do Processo

Criaremos um plano personalizado para sua necessidade

√ćcone de Certificado

3. Certificado de Registro

Marca com validade em todo Brasil

Descubra se sua Marca j√° est√° Registrada

Direitos do Registro de Marca

A Lei a seu Favor

Símbolo de Marca Registrada R

A lei estabelece que o registro de marca concede o direito de exclusividade¬†em todo o territ√≥rio nacional. Qualquer c√≥pia ou imita√ß√£o estar√° suscet√≠vel a multas e a√ß√Ķes judiciais.

Seus concorrentes n√£o poder√£o usar sua marca em:

Loja Física

Fachadas, An√ļncios, Uniformes, Card√°pios

Redes Sociais

Instagram, Facebook, Youtube, LinkedIn

Marketplace e Aplicativos

Mercado Livre, Amazon, Ifood

Produtos

Roupas, Embalagens

Registro de Marca Seguro

Conte com a

Logo Fortano

Para Você

Atendimento personalizado específico para o seu negócio.

Expertise

+30 Clientes Satisfeitos com
+50 marcas registradas em
+10 estados.

Transparência

Sem surpresas e nem sustos.
Tenha clareza durante todo o processo.

Garantia

Caso o INPI negue sua marca, abriremos outro processo. Investimento seguro.

Nossos Clientes

Marcas Protegidas ¬ģ

O que falam de nós:

Depoimento da Cliente Katelyn
Katelyn Mary Omans Ensino de Idiomas

Estou MUITO feliz e sortuda por ter encontrado Jonathan para me ajudar a registrar minhas marcas depois de procurar a empresa certa por muito tempo. Ele é um excelente profissional, competente e confiável!

Depoimento do Cliente Cristiano
Cristiano Arruda Compliance Tribut√°rio

Atendimento excelente, com qualidade e responsabilidade, merecendo todo mérito que a Fortano, com muita competência, conquistou. Parabéns a toda a equipe pelo profissionalismo, por sempre passar o feedback ao cliente sobre os status dos processos.

Depoimento do Cliente Lucas
Lucas Guilherme E-Commerce

Conheci a Fortano no google e conversei com o Jonathan Mendon√ßa, que numa sexta-feira √†s 19h me atendeu de forma excelente, tirou todas minhas d√ļvidas e me deu tranquilidade para registrar minha marca com seguran√ßa. S√≥ tenho a agradecer a Fortano!

Depoimento do Cliente Arlindo
Arlindo Oliveira Turismo

Eu n√£o tinha conhecimento algum sobre registro de marca, e, ao conhecer o Jonathan, achei muito mais vi√°vel para minha empresa contratar a Fortano. Hoje me sinto muito mais seguro para trabalhar na minha √°rea de turismo sem c√≥pias ou imita√ß√Ķes.

Jonathan Mendonça

Registre com quem ENTENDE!

Jonathan Mendonça Especialista

Engenheiro de Produção especializado em Propriedade Industrial.

Profissional Certificado pelo INPI e pela WIPO (World Intellectual Property Organization).

Minha missão é ajudar empreendedores a protegerem seus ativos intelectuais.

‚ě° √Āreas de Especializa√ß√£o:

– Marcas
– Patentes
– Desenho Industrial
РIndicação Geográfica

ūüĆ鬆Regi√Ķes:

– Brasil
– EUA
– Europa
РEscritório de PI Internacional (Wipo)

Gostaria de registrar seu trabalho para impedir cópias? Estão copiando ou utilizam seu material de forma ilegal?

Fale conosco! Vamos criar uma estratégia específica para sua situação e resolver seu problema da melhor maneira possível.

O que é Registro de Marca

O registro √© a maneira como se obt√™m o direito de esclusividade sob uma marca, impedindo c√≥pias e imita√ß√Ķes. O √≥rg√£o respons√°vel pelo registro de marca √© o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O processo envolve algumas etapas e taxas, confira abaixo.

Etapas do Registro de Marca

Antes de iniciar o processo de registro de marca, é crucial verificar a disponibilidade da marca. Essa análise te poupará tempo e dinheiro na tentativa de registrar uma marca similar ou igual a outra já registrada. Sabendo que temos boas chances de sucesso, podemos iniciar o pedido de registro:

  1. Protocolar do Pedido de Registro de Marca;
  2. Exame Formal do INPI;
  3. Prazo para Oposição (60 dias);
  4. Exame de Mérito do INPI;
  5. Concess√£o ou Indeferimento do Registro.

Colidência entre Marcas

O principal motivo de indeferimento do registro de marca é a colidência com uma marca já registrada. A similaridade (colidência) pode ocorrer em 3 aspectos:

  • Gr√°fico: a partir de uma an√°lise visual. As marcas s√£o parecidas visualmente?
  • Fon√©tico: modo de falar (pron√ļncia). Doce de Caju = Doce Dicaju.
  • Ideol√≥gico: significado e interpreta√ß√£o da marca.

Exemplo:

Marca Indeferida Escola de Carreiras

No processo de registro 921111967, a marca que continha a express√£o ‚ÄúEscola de Carreiras‚ÄĚ foi considerada colidente com a ‚ÄúUniversidade da Carreira‚ÄĚ, e um dos crit√©rios considerados foi a semelhan√ßa ideol√≥gica entre Escola e Universidade.

Qualquer semelhança em um destes 3 aspectos pode resultar no indeferimento (recusa) do seu pedido de registro de marca, como aconteceu no exemplo acima. Estes critérios não possuem regras bem definidas e estão sujeitos à análise de cada examinador.

Taxas do Registro de Marca

As taxas obrigatórias são:
  • Abertura do pedido de registro de marca;
  • Taxa de Concess√£o (1¬į dec√™nio).
Todos os valores recebem desconto para CPFs e empresas MEI, ME e EPP. Tamb√©m existem taxas necess√°rias para certas peti√ß√Ķes no processo. Confira todos os valores e taxas do registro.

Validade do Registro de Marca

Toda marca registrada no Brasil tem validade de 10 anos, que pode ser renovada por mais 10 anos por quantas vezes desejar. Ou seja, contanto que o registro de marca seja renovado, ele pode ser eterno, basta pagar a taxa de renovação dentro do prazo.

Perguntas Frequentes (FAQ)

A marca é um nome ou símbolo utilizado para identificar produtos ou serviços. Sua finalidade é que seus clientes reconheçam você mesmo diante de produtos similares. Veja este exemplo:

Comparação entre Café com marca e sem marca

Com a marca, conseguimos identificar qual dos cafés é da Starbucks, assim como associamos o seu sabor.

Somente a Starbucks pode utilizar sua marca nos cafés, pois ela está registrada.

Imagine se qualquer empresa pudesse utilizar sua marca, não haveria como saber de qual empresa é o café.

Sua marca é como as pessoas te conhecem, e o registro é a forma como você se torna dono da identidade do seu negócio.

Pense no registro de marca como um registro em um “cart√≥rio especial”, que lhe conceder√° o direito de ser o √ļnico a utilizar o nome registrado em seu mercado, garantido pela Lei n¬į 9.279 de 96.

O registro te dá a segurança de investir em um nome que realmente é seu. Pois, é possível que você esteja investindo em um nome que já foi registrado, nesse caso será questão de tempo até você ser impedido de utilizar sua marca.

Todo o processo costuma durar entre 8 e 12 meses.

Contudo, se houver alguma oposição ao seu pedido de registro, é possível que leve um pouco mais de tempo, como por exemplo 15 meses.

Sim, tanto uma pessoa física quanto jurídica podem ter quantas marcas julgarem necessário.

Sim, o registro pode ser feito por um CPF ou CNPJ e as etapas do processo s√£o as mesmas.

O cadastro da pessoa jurídica (CNPJ) regulariza somente a denominação da sociedade. O objetivo da marca é diferenciar os produtos e serviços ofertados no mercado. Entenda com o exemplo ilustrativo abaixo:

O pirulito POP √© conhecido nacionalmente pelo nome “POP”, abrevia√ß√£o da sua marca “Cherry Pop” (marca do produto),¬† que s√≥ pode ser utilizada pelos pirulitos da “Simas” marca da fabricante de doces SIMAS INDUSTRIAL DE ALIMENTOS S/A (nome da sociedade).

Comparação entre Pirulito sem marca e com marca

Não existe uma resposta exata. A situação precisa ser analisada por um especialista para ter segurança no seu pedido de registro.

Dois fatores principais ser√£o avaliados pelo INPI:

  • Os setores de atua√ß√£o dessas marcas s√£o pr√≥ximos?
  • √Č poss√≠vel que os consumidores confundam essas marcas? (achem elas parecidas)

Entre em contato conosco e, com certeza, vamos te ajudar!

Você não perderá mais utilizar sua Marca, estando sob penalidades previstas em lei, pois o dono de uma marca é quem registra. Por isso, é importante que você adquira os direitos legais sobre seu nome o quanto antes.

√Č poss√≠vel impedir ou reverter a concess√£o de uma marca sobre condi√ß√Ķes espec√≠ficas e dentro do prazo previsto em lei. Este n√£o √© um processo simples e requer um elevado conhecimento e experi√™ncia de propriedade industrial. Se voc√™ se encontra nesta situa√ß√£o entre em contato conosco e, com certeza, vamos te ajudar!