Uma marca sonora pode ser um logo sonoro, som ambiente, jingle ou até uma música tema. O objetivo de uma marca é identificar as empresas por trás de um produto ou serviço, agregando credibilidade.
Cada vez mais as marcas sonoras vem ganhando espaço no marketing das empresas. Não pense que é uma particularidade das grandes empresas, pois negócios emergentes também podem aumentar suas vendas utilizando esse recurso.
O que é uma Marca Sonora
Assim como uma marca em texto (como a Apple ®) ou uma logo, a marca sonora é passível de proteção através do registro de marca. O titular do registro possui o direito de exclusividade sob o seu som, impedindo cópias e imitações no seu mercado de atuação.
A marca sonora é apenas um dos tipos de marcas registráveis no mundo.
Registro de Marca Sonora no Brasil
Infelizmente em 2023 a marca sonora ainda não está disponível para registro no Brasil, mesmo que diversos países, como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, já trabalhem com este tipo de marca há anos.
O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) anunciou em seu plano estratégico que o Brasil irá revisar a legislação de marcas. Um dos focos dessa revisão é aceitar o registro de marcas sonoras e olfativas, com previsão para até 2026.
Mesmo que ainda não seja permitido o registro, é possível proteger a marca sonora através de outras leis vigentes, como de repressão à concorrência desleal e a Lei do Direito Autoral. Então, você já pode adotar uma estratégia de branding sonoro para atrair mais clientes.
Branding Sonoro
É o uso estratégico de sons para criar uma associação com produtos e serviços, fazendo com que os clientes lembrem de você, construindo confiança e até aumentando as vendas.
Uma melodia ou curta sonoro pode posicionar sua empresa como uma opção mais confiável, transmitir uma sensação romântica ou acrescentar um toque elegante e luxuoso antes mesmo que o cliente veja qualquer imagem.
Utilizar um som que transmite o posicionamento da sua empresa, certamente, chamará a atenção do público. Para isso, veja abaixo os principais tipos de marcas sonoras e identifique a que mais se encaixa com o seu negócio.
Logo Sonoro
É uma melodia curta e bem distintiva, geralmente alocada no início ou ao final de uma propaganda junto com a logomarca visual.
Exemplos: Marca sonora da Netflix® e da Intel® (disponíveis na próxima seção).
Som Ambiente
O objetivo do som ambiente é trazer uma experiência sensorial maior para o público, influenciando seu comportamento. Por exemplo, tocar uma música clássica em uma loja de bebidas pode estimular a escolha de vinhos.
A ideia é que o som esteja presente no momento em que os clientes estejam no espaço físico do seu estabelecimento para conseguir agregar sofisticação, luxo ou até descontração ao ambiente. A escolha da melodia irá variar conforme o posicionamento da sua empresa.
Jingle
É uma música produzida especificamente para conectar sua marca com seu público alvo. O ideal é que tenha uma comunicação simples e direta, fácil para as pessoas repetirem por aí, aumentando o reconhecimento da sua marca.
Eles são muito utilizados em propagandas com o intuito específico de promover produtos e serviços. O objetivo é criar uma música “chiclete”, que grude na cabeça das pessoas.
Música Tema
Enquanto o jingle é uma música rápida feita para comerciais, a música tema é utilizada em oportunidades de maior contato com o público, gerando uma associação forte com os produtos e serviços.
Esse tipo de marca sonora é muito utilizado pela indústria de entretenimento audiovisual (jogos, filmes, séries, vídeos e desenhos).
Exemplo: Marca sonora do Looney Tunes™ (disponível na próxima seção).
Exemplos de Marcas Sonoras Registradas
Você certamente conhece a maioria dessas marcas sonoras. Toque na logo das marcas para escutar uma das marcas sonoras destas empresas. Você pode parar o som tocando novamente.
Essas marcas sonoras foram registradas nos Estados Unidos. Todos os áudios são disponibilizados pelo escritório de marcas norte americano USPTO.
Marca Sonora Segura
Assim que permitido o registro de marcas sonoras no Brasil, a Fortano será a primeira empresa a atuar nesta nova modalidade. Até então, entre em contato conosco caso esteja enfrentando algum problema com sua marca ou marca sonora através do botão de whatsapp.