Fortano

Marca Sonora: O que é e Como Proteger

Compartilhe:

Marca Sonora INPI

Uma marca sonora pode ser um logo sonoro, som ambiente, jingle ou até uma música tema. O objetivo de uma marca é identificar as empresas por trás de um produto ou serviço, agregando credibilidade.

Cada vez mais as marcas sonoras vem ganhando espaço no marketing das empresas. Não pense que é uma particularidade das grandes empresas, pois negócios emergentes também podem aumentar suas vendas utilizando esse recurso.

O que é uma Marca Sonora

Assim como uma marca em texto (como a Apple ®) ou uma logo, a marca sonora é passível de proteção através do registro de marca. O titular do registro possui o direito de exclusividade sob o seu som, impedindo cópias e imitações no seu mercado de atuação.

A marca sonora é apenas um dos tipos de marcas registráveis no mundo.

Registro de Marca Sonora no Brasil

Infelizmente em 2023 a marca sonora ainda não está disponível para registro no Brasil, mesmo que diversos países, como os Estados Unidos, Canadá e Austrália, já trabalhem com este tipo de marca há anos.

O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) anunciou em seu plano estratégico que o Brasil irá revisar a legislação de marcas. Um dos focos dessa revisão é aceitar o registro de marcas sonoras e olfativas, com previsão para até 2026.

Mesmo que ainda não seja permitido o registro, é possível proteger a marca sonora através de outras leis vigentes, como de repressão à concorrência desleal e a Lei do Direito Autoral. Então, você já pode adotar uma estratégia de branding sonoro para atrair mais clientes.

Branding Sonoro

É o uso estratégico de sons para criar uma associação com produtos e serviços, fazendo com que os clientes lembrem de você, construindo confiança e até aumentando as vendas.

Uma melodia ou curta sonoro pode posicionar sua empresa como uma opção mais confiável, transmitir uma sensação romântica ou acrescentar um toque elegante e luxuoso antes mesmo que o cliente veja qualquer imagem.

Utilizar um som que transmite o posicionamento da sua empresa, certamente, chamará a atenção do público. Para isso, veja abaixo os principais tipos de marcas sonoras e identifique a que mais se encaixa com o seu negócio.

Logo Sonoro

É uma melodia curta e bem distintiva, geralmente alocada no início ou ao final de uma propaganda junto com a logomarca visual.

Exemplos: Marca sonora da Netflix® e da Intel® (disponíveis na próxima seção).

Som Ambiente

O objetivo do som ambiente é trazer uma experiência sensorial maior para o público, influenciando seu comportamento. Por exemplo, tocar uma música clássica em uma loja de bebidas pode estimular a escolha de vinhos.

A ideia é que o som esteja presente no momento em que os clientes estejam no espaço físico do seu estabelecimento para conseguir agregar sofisticação, luxo ou até descontração ao ambiente. A escolha da melodia irá variar conforme o posicionamento da sua empresa.

Jingle

É uma música produzida especificamente para conectar sua marca com seu público alvo. O ideal é que tenha uma comunicação simples e direta, fácil para as pessoas repetirem por aí, aumentando o reconhecimento da sua marca.

Eles são muito utilizados em propagandas com o intuito específico de promover produtos e serviços. O objetivo é criar uma música “chiclete”, que grude na cabeça das pessoas.

Música Tema

Enquanto o jingle é uma música rápida feita para comerciais, a música tema é utilizada em oportunidades de maior contato com o público, gerando uma associação forte com os produtos e serviços.

Esse tipo de marca sonora é muito utilizado pela indústria de entretenimento audiovisual (jogos, filmes, séries, vídeos e desenhos).

Exemplo: Marca sonora do Looney Tunes™ (disponível na próxima seção).

Exemplos de Marcas Sonoras Registradas

Você certamente conhece a maioria dessas marcas sonoras. Toque na logo das marcas para escutar uma das marcas sonoras destas empresas. Você pode parar o som tocando novamente.

Marca Sonora da Netflix
Marca Sonora da Yahoo
Marca Sonora da Intel
Marca Sonora do Looney Tunes

Essas marcas sonoras foram registradas nos Estados Unidos. Todos os áudios são disponibilizados pelo escritório de marcas norte americano USPTO.

Marca Sonora Segura

Assim que permitido o registro de marcas sonoras no Brasil, a Fortano será a primeira empresa a atuar nesta nova modalidade. Até então, entre em contato conosco caso esteja enfrentando algum problema com sua marca ou marca sonora através do botão de whatsapp.

Avalie nosso artigo!
0/5 (Avaliações: 0 )
Conteúdo

Veja também:

Contrato de Confidencialidade para Funcionários
Inovação

Contrato de Confidencialidade para Funcionários

Empresas que trabalham com dados sigilosos precisam garantir a confidencialidade das informações que circulam dentro da organização. O contrato de confidencialidade para funcionários é um documento

Contrato de Confidencialidade
Inovação

Contrato de Confidencialidade: O que é e Tipos

Em muitas empresas, a existência de um contrato de confidencialidade é essencial para prevenir o compartilhamento de informações sensíveis e sigilosas. Essas informações podem incluir

Newsletter

Receba dicas exclusivas para proteger sua empresa.

Registre sua Marca

com quem ENTENDE

A Fortano cuidará de todo o processo de registro para que você possa:

  1. Atuar sem risco de perder seu nome;
  2. Impedir cópias ou imitações da sua marca.

Tudo 100% online e com garantia de registro.

Depoimento da Cliente Katelyn
Katelyn Mary Omans Ensino de Idiomas

Estou MUITO feliz e sortuda por ter encontrado Jonathan para me ajudar a registrar minhas marcas depois de procurar a empresa certa por muito tempo. Ele é um excelente profissional, competente e confiável!

Depoimento do Cliente Cristiano
Cristiano Arruda Compliance Tributário

Atendimento excelente, com qualidade e responsabilidade, merecendo todo mérito que a Fortano, com muita competência, conquistou. Parabéns a toda a equipe pelo profissionalismo, por sempre passar o feedback ao cliente sobre os status dos processos.

Depoimento do Cliente Lucas
Lucas Guilherme E-Commerce

Conheci a Fortano no google e conversei com o Jonathan Mendonça, que numa sexta-feira às 19h me atendeu de forma excelente, tirou todas minhas dúvidas e me deu tranquilidade para registrar minha marca com segurança. Só tenho a agradecer a Fortano!

Depoimento do Cliente Arlindo
Arlindo Oliveira Turismo

Eu não tinha conhecimento algum sobre registro de marca, e, ao conhecer o Jonathan, achei muito mais viável para minha empresa contratar a Fortano. Hoje me sinto muito mais seguro para trabalhar na minha área de turismo sem cópias ou imitações.