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Marca Coletiva

Registro com Garantia Fortano

A marca coletiva permite diferenciar os membros de uma entidade com um símbolo exclusivo. Também é possível regular o uso da marca com condições e probições de uso pelos membros.

Destaque seus Produtos

Tudo que você precisa para Registrar sua Marca Coletiva

Registro de Indicação Geográfica

Registrar uma marca coletiva exige uma documentação sólida, que permita ao grupo desfrutar de seus . Escolha o escritório de propriedade intelectual que vai facilitar a sua vida.

Todo o apoio que você precisa para conseguir sua indicação geográfica está aqui. Conhecimento especializado, orientações claras sobre cada etapa do processo e prazos bem definidos.

Cuidaremos da burocracia para que você possa focar no seu crescimento.

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Sem surpresas e nem sustos.
Tenha clareza durante todo o processo.

O que falam de nós:

Depoimento da Cliente Katelyn
Katelyn Mary Omans Ensino de Idiomas

Estou MUITO feliz e sortuda por ter encontrado Jonathan para me ajudar a registrar minhas marcas depois de procurar a empresa certa por muito tempo. Ele é um excelente profissional, competente e confiável!

Depoimento do Cliente Cristiano
Cristiano Arruda Compliance Tributário

Atendimento excelente, com qualidade e responsabilidade, merecendo todo mérito que a Fortano, com muita competência, conquistou. Parabéns a toda a equipe pelo profissionalismo, por sempre passar o feedback ao cliente sobre os status dos processos.

Depoimento do Cliente Lucas
Lucas Guilherme E-Commerce

Conheci a Fortano no google e conversei com o Jonathan Mendonça, que numa sexta-feira às 19h me atendeu de forma excelente, tirou todas minhas dúvidas e me deu tranquilidade para registrar minha marca com segurança. Só tenho a agradecer a Fortano!

Depoimento do Cliente Arlindo
Arlindo Oliveira Turismo

Eu não tinha conhecimento algum sobre registro de marca, e, ao conhecer o Jonathan, achei muito mais viável para minha empresa contratar a Fortano. Hoje me sinto muito mais seguro para trabalhar na minha área de turismo sem cópias ou imitações.

O que é uma Marca Coletiva

A marca coletiva permite o registro de um símbolo que identifique um padrão de qualidade de um grupo de empresas ou de uma entidade, destacando seus produtos e serviços com uma marca exclusiva para os membros.

Essa modalidade acompanha um regulamento interno para uso da marca coletiva, definido pela própria entidade que registrar a marca. Nesse regulamento constam as condições e proibições de uso do símbolo, sendo necessário que todos os membros respeitem o que foi definido.

O objetivo da marca coletiva é beneficiar todos os membros, fortalecendo a credibilidade de seus produtos e serviços com um símbolo que denota seu padrão de qualidade, que estará definido em seu regulamento.

Exemplos de Marca Coletiva

Marca Coletiva Suco de Uva do Brasil da IBRAVIN
Marca Coletiva Vinhos do Brasil da IBRAVIN
Marca Coletiva Q Qualidade ABIC Gourmet

As 2 primeiras marcas do exemplo acima pertencem ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), ou seja, os vinhos e sucos que possuem essa marca seguem o regulamento da marca. Da mesma forma, a marca da ABIC utilizada é cafés que seguem seu regulamento.

Produtos que seguem padrões de qualidade bem definidos tendem a ter uma qualidade superior, por isso o público enxerga essas marcas como sinais de credibilidade para o produto.

Taxas da Marca Coletiva

As taxas obrigatórias são:
  • Abertura do pedido de registro de marca;
  • Taxa de Concessão (1° decênio).
Todos os valores recebem desconto para CPFs e empresas MEI, ME e EPP. Também existem taxas necessárias para certas petições no processo. Confira todos os valores e taxas do registro.

Validade da Marca Coletiva

Toda marca registrada no Brasil tem validade de 10 anos, que pode ser renovada por mais 10 anos por quantas vezes desejar. Ou seja, contanto que o registro de marca seja renovado, ele pode ser eterno, basta pagar a taxa de renovação dentro do prazo.

Marca Coletiva x Indicação Geográfica

Ambos os instrumentos são propriedades industriais, que buscam destacar os produtos oferecidos com selos de alta credibilidade, porém com objetivos e características diferentes. A indicação geográfica é ligada a uma região geográfica específica, e pode ser utilizada por qualquer membro da região desde que atenda aos requisitos do CET (Caderno de Especificações Técnicas).

Já as condições de uso da marca coletiva são definidas conforme o interesse do grupo, permitindo um maior controle sob suas regras. Assim, seu registro é mais ágil e menos burocrático, gozando de uma alta liberdade na definição das condições e proibições de uso da marca coletiva.

Pode existir uma Marca Coletiva igual a uma Indicação Geográfica?

Após o registro da indicação geográfica, nenhuma marca com forte similaridade a essa indicação poderá ser registrada. Então, só é possível ter uma marca coletiva e indicação geográfica iguais ou muito semelhantes registrando a marca coletiva primeiro.

Perguntas Frequentes (FAQ)

No Brasil é possível o registro dos 3 principais

Sua marca é como as pessoas te conhecem, e o registro é a forma como você se torna dono da identidade do seu negócio.

Pense no registro de marca como um registro em um “cartório especial”, que lhe concederá o direito de ser o único a utilizar o nome registrado em seu mercado, garantido pela Lei n° 9.279 de 96.

O registro te dá a segurança de investir em um nome que realmente é seu. Pois, é possível que você esteja investindo em um nome que já foi registrado, nesse caso será questão de tempo até você ser impedido de utilizar sua marca.

Todo o processo costuma durar entre 10 e 14 meses.

Contudo, se houver alguma oposição ao seu pedido de registro, é possível que leve um pouco mais de tempo, como por exemplo 16 meses.

Sim, tanto uma pessoa física quanto jurídica podem ter quantas marcas julgarem necessário, seja ela de uma marca de certificação, coletiva ou as tradicionais de produtos e serviços.

Não existe uma resposta exata. A situação precisa ser analisada por um especialista para ter segurança no seu pedido de registro.

Dois fatores principais serão avaliados pelo INPI:

  • Os setores de atuação dessas marcas são próximos?
  • É possível que os consumidores confundam essas marcas? (achem elas parecidas)

Entre em contato conosco e, com certeza, vamos te ajudar!

É possível impedir ou reverter a concessão de uma marca sobre condições específicas e dentro do prazo previsto em lei. Este não é um processo simples e requer um elevado conhecimento e experiência de propriedade industrial. Se você se encontra nesta situação entre em contato conosco e, com certeza, vamos te ajudar!