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Contrato de Confidencialidade para Funcionários

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Contrato de Confidencialidade para Funcionários

Empresas que trabalham com dados sigilosos precisam garantir a confidencialidade das informações que circulam dentro da organização. O contrato de confidencialidade para funcionários é um documento que fornece proteção jurídica ao empregador, protegendo a privacidade e a segurança das informações da empresa.

Um termo de confidencialidade para funcionários promove a proteção de segredos industriais, planos de negócios, propriedades intelectuais, projetos em andamento, entre outros.

Segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), a empresa é responsável pela privacidade dos dados de seus clientes e parceiros. O contrato de confidencialidade é uma das ferramentas que prevenirá o compartilhamento desses dados sigilosos e poderá prever punições para esses casos.

O que é um Contrato de Confidencialidade para Funcionários

O contrato de confidencialidade para funcionários é uma ferramenta que promove a proteção jurídica de informações sigilosas da empresa. O objetivo é impedir que informações confidenciais sejam divulgadas a terceiros sem autorização prévia.

Essa modalidade de contrato é especialmente necessária para setores que lidam diretamente com segredos industriais e estratégias de mercado como o de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Os altos cargos de gestão como a gerência e diretoria também merecem um cuidado a mais com o sigilo das informações.

Proteção Legislativa

A CLT e a repressão à concorrência desleal preveem proteção para o empregador em uma série de situações. O funcionário não pode:
  • Atuar por conta própria como concorrente da atividade afim do empregador;
  • Violar segredos da empresa;
  • Obter vantagem, sem autorização, de informações ou contatos provenientes do contrato de trabalho.
Perceba que essas leis já trazem uma proteção moderada ao empregador, no entanto, é possível adicionar mais condições a serem seguidas, aperfeiçoando o cuidado dos funcionários com as informações da empresa.

Condições de um Contrato de Confidencialidade para Funcionários

Existem condições de compartilhamento de informações que não são proibidas e nem previstas por lei. É nesse contexto que precisamos prever circunstâncias e definir regras para os funcionários seguirem.

A melhor estratégia para evitar divulgação e utilização de informações sigilosas é fortalecendo a cultara empresarial. Estabelecer um contrato de confidencialidade para funcionários formalizará o que é considerado sigiloso e importante para o negócio.

Essa prática tornará o ambiente de trabalho mais responsável e comprometido com as normas definidas, favorecendo o sucesso da empresa. Confira abaixo as condições mais importantes a serem previstas em um contrato de sigilo.

Regras para o Compartilhamento de Dados

Os funcionários precisam saber exatamente quais informações são consideradas confidenciais e quais medidas de segurança devem ser adotadas para protegê-las. É indispensável definir o que poderá ser compartilhado com terceiros externos e até mesmo na comunicação interna da empresa.

Os dados de clientes e parceiros merecem um cuidado maior, visto que a LGPD está ganhando mais tração a cada ano que se passa. É essencial que haja um controle de acesso aos dados sensíveis de clientes.

Proteção de Segredos Industriais

Para empresas que trabalham com inovação de mercado, é indispensável prever o sigilo de informações relacionadas ao desenvolvimento de softwares, marcas, invenções, designs de produtos, entre outros. Se o seu modelo de negócio obtém uma receita relevante através desses ativos, o sigilo será vital para o sucesso da empresa.

A etapa de desenvolvimento desses ativos é especialmente importante, pois é o momento de maior fragilidade contra cópias e imitações. Após o desenvolvimento, é possível registrar e garantir os direitos sob o ativo, porém, até efetuar o registro, a empresa precisa manter o sigilo de seu segredo industrial.

Concentrar informações durante a fase de desenvolvimento de um projetos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir o vazamento. Uma prática comum é a adoção de um sistema de controle de acesso às informações da empresa através de senhas; outra opção é adotar espaços físicos específicos para o desenolvimento e armazenamento de inovações.

Condição de Não Concorrência

Esse tipo de condição vem ganhando espaço para proteger informações sensíveis e valiosas que podem ser utilizadas por concorrentes. Quando o funcionário deixa uma empresa, ele carrega consigo todo o know how e informações confidenciais presentes em seu ambiente de trabalho anterior.

Ao incluir requisitos de não concorrência em um contrato de confidencialidade para funcionários, a empresa pode limitar as atividades de um colaborador após a rescisão do contrato. O objetivo é precaver a atuação de altos cargos de gerência e diretoria em outra empresa concorrente ou em um empreendimento próprio por determinado período após a rescisão.

Esses requisitos de não concorrência conseguem impedir que segredos industriais e estratégicos sejam explorados por concorrentes tanto de forma direto como indireta. Exemplos desses segredos são:

  • Desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
  • Método ou processo de trabalho e procedimentos;
  • Planejamento de aquisições ou fusões.

Adotar condutas de não concorrência afasta possíveis colaboradores interessados somente em ter acesso a informações confidenciais da empresa. No entanto, é importante que as cláusulas de não concorrência sejam cuidadosamente elaboradas para evitar que sejam consideradas muito restritivas ou antiéticas. Então é importante consultar um especialista no assunto.

Atuação Segura

Um contrato de confidencialidade para funcionários bem desenvolvido é o primeiro passo para instruir os colaboradores mediante às práticas da empresa ao tratar com informações sigilosas. Outro passo fundamental é implementar o que foi estabelecido na cultura organizacional.

O ambiente de trabalho se tornará mais responsável e comprometido com as normas definidas, favorecendo o sucesso da empresa.

A Fortano atua diretamente tanto com o registro de ativos, como na prevenção do vazamento de informações. Se a sua empresa desenvolve novas tecnologias, você precisa decidir se o sigilo dessas informações é uma prioridade para o seu negócio.

Entre em contato conosco através do botão de whatsapp para que um de nossos especialistas possa lhe assessorar sobre o seu caso específico, sem nenhum compromisso. Assim que entendermos o modelo de atuação do seu negócio, iremos lhe orientar com as melhores práticas de proteção do mercado.

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