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Naming: 5 Etapas para Criar uma Marca Forte e √önica

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Definição de Naming em Brainstorm

Um bom nome empresarial diferencia sua empresa e seus produtos dos demais no mercado. A marca traz uma personalidade própria à empresa.

O que você pensa ao ver as marcas abaixo?

Exemplo de Naming da Natura
Exemplo de Naming da Sadia

Inicialmente abordaremos a Lei das Marcas, contida na Lei da Propriedade Industrial (LPI) para que você não tenha que se desfazer ou perder uma marca que você gosta. Em seguida, entraremos nas etapas do naming, dando todas as ferramentas que você precisa para chegar no nome ideal.

Durante o processo de naming focaremos na criação de marca de empresa, porém as mesmas etapas também podem ser aplicadas a criação de marcas de produtos, basta utilizar os mesmos princípios.

O que é Naming?

O “naming” √© o ato de criar nomes de empresas ou produtos. Diante da disputa pela aten√ß√£o do p√ļblico, diversas empresas criaram novas t√°ticas para obter nomes criativos e que chamem a aten√ß√£o. Com isso, temos um processo que organiza nossas ideias e facilita a identifica√ß√£o de nomes √ļnicos e que se destacam diante da concorr√™ncia.

Força da Marca

Termometro da Força de uma Marca

A for√ßa da marca √© a capacidade dela se diferenciar das demais concorrentes, √© a associa√ß√£o de um termo √† empresa. Para marcas de produtos, √© a capacidade de diferenciar o bem dos demais semelhantes no mercado. Todo bom processo de naming considera a for√ßa da marca. Entenda melhor com as classifica√ß√Ķes de marca.

Marca Genérica

√Č o nome de estabelecimento que utiliza um termo muito comum no mercado.

Exemplo: Pneus & Cia. A marca √© completamente gen√©rica, n√£o possui nada √ļnico.

Marca Descritiva

√Č a marca que descreve a atividade do estabelecimento. O registro dessa marca tornaria imposs√≠vel outras empresas divulgarem seus produtos, visto que n√£o poderiam o pr√≥prio nome descritivo.

Exemplo: Borracharia ou Borracheiro para uma borracharia.

Marca Sugestiva

Mais criativa que a marca descritiva, a sugestiva utiliza um termo que sugere uma qualidade ou característica do produto ou serviço.

Exemplo: Natura ¬ģ. Sugere algo “Natural” e o posicionamento da marca √© de produtos naturais.

Marca Arbitr√°ria

Esse é um tipo de marca que poderia ser descritivo, porém a atuação da marca está em um ramo de mercado muito diferente de onde o termo é utilizado.

Exemplo: Apple ¬ģ(ma√ß√£ em ingl√™s). A marca seria descritiva se trabalhasse com frutas.

Marca Fantasiosa

√Č o nome criado 100% original. Este √© o n√≠vel mais elevado de for√ßa e distintividade (capacidade de se diferenciar) da marca, pois o termo s√≥ se refere √† empresa ou ao produto em quest√£o.

Exemplo: Google. A palavra não existia antes da criação da marca.

Nomes que n√£o Podem ser Registrados

As leis brasileiras n√£o permitem o registro de marcas gen√©ricas ou descritivas, por√©m n√£o iremos descartar todas as op√ß√Ķes descritivas do nosso processo de naming logo de cara. Esses nomes servem de inspira√ß√£o para identificarmos termos mais profundos e provocantes durante as etapas do naming. Segue trecho da Lei de marcas que trata das proibi√ß√Ķes de registro:

“Art. 124. N√£o s√£o registr√°veis como marca:

VI – sinal de car√°ter gen√©rico, necess√°rio, comum, vulgar ou simplesmente descritivo, quando tiver rela√ß√£o com o produto ou servi√ßo a distinguir, ou aquele empregado comumente para designar uma caracter√≠stica do produto ou servi√ßo, quanto √† natureza, nacionalidade, peso, valor, qualidade e √©poca de produ√ß√£o ou de presta√ß√£o do servi√ßo, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva;”

Marca Banco do Brasil

Diante do trecho da lei acima, √© no m√≠nimo curioso que a marca Banco do Brasil ¬ģ (marca descritiva de um banco localizado no Brasil) seja registrada e t√£o forte em nosso pa√≠s, n√£o √© verdade?!

Assim como o Banco do Brasil, a American Airlines (companhia a√©rea norte americana) tamb√©m √© uma marca descritiva registrada nos Estados Unidos. Existe uma exce√ß√£o para a condi√ß√£o de lei acima, que √© quando a marca atinge um alto reconhecimento pelo p√ļblico, a ponto de ser quase imposs√≠vel que algu√©m no pa√≠s desconhe√ßa a marca.

Para se atingir esse patamar de reputação é necessário muito investimento e anos de atuação. Praticamente inviável para pequenos negócios, pois, com o crescimento do empreendimento, o nome seria copiado e imitado, dificultando seu crescimento.

5 Etapas do Naming

Agora que voc√™ entende que quanto mais √ļnica sua marca, melhor e que algumas marcas n√£o podem ser registradas, vamos entrar no processo de naming. Todas as etapas deste conte√ļdo foram inspiradas nos insights do Jo√£o Henrique da Forasteiro, confira abaixo o v√≠deo de como iniciar seu processo de naming.

1. Defina a Personalidade da Marca

Tamb√©m conhecido como posicionamento de marca, a personalidade vai guiar qual a sensa√ß√£o seus clientes devem sentir ao ter contato com sua marca. Aqui v√£o algumas perguntas que v√£o te ajudar a encontrar a “cara” da sua empresa. Nesse momento, tente ser espec√≠fico com oque seu p√ļblico alvo valoriza e como sua empresa atende a essa necessidade.

  1. Quem você ajuda?
  2. O que você faz?
  3. Qual a necessidade dos seus clientes?
  4. O que diferencia sua empresa ou atendimento dos demais?

Exemplo: Ajudamos empres√°rias com +40 anos (quem) a recuperarem a sa√ļde de seu corpo (o que), sem precisar fazer uma dieta, e utilizando somente 3 dias da semana (promessa = atendimento a necessidade + diferencial da marca).

Tente entender seu diferencial: Vocês possuem o atendimento mais rápido? Comunicação próxima com os clientes? Resultados focados em metas?

2. Escreva suas Ideias Iniciais

Esta etapa pode ser feita por 1 ou mais pessoas. O importante √© ter muitas ideias sem restri√ß√Ķes, pois no pr√≥ximo passo reduziremos a quantidade de nomes. Conforme o v√≠deo indica, separe uma folha em 2 partes, em uma, escreva descritivo e na outra posicionamento.

Inicie com 1 ideia em cada um dos lados. Na parte descritiva, você pode escrever a atividade principal da sua empresa, ou o produto principal. No outro espaço indique um nome que caracteriza bem o posicionamento de sua empresa, conforme definimos na etapa 1.

Naming Descritivo e Posicionamento

Brainstorming

Liste todas as ideias de nomes que surgirem a partir das primeiras ideias, mesmo que pareçam bobos ou óbvios. Eles servirão de base para ter ideias mais profundas de nomes conforme você avança.

Escreva diversas varia√ß√Ķes de nomes, inclusive varia√ß√Ķes das varia√ß√Ķes e assim por diante. Crie muitas op√ß√Ķes.

3. Selecione os Nomes

Agora é o momento de pegar a lista e filtrar os melhores nomes. Utilize os seguintes critérios para selecioná-los:

  • Teste a fon√©tica (modo de falar);
  • Verifique se o nome √© f√°cil de lembrar;
  • Imagine o nome em um outdoor ou sendo dito em uma propaganda.

Separe os nomes que voc√™ acredita que caem bem diante dessas situa√ß√Ķes. Caso voc√™ goste de alguns desses nomes e acredite que ainda s√£o muito descritivos ou j√° s√£o utilizados, temos uma carta na manga. Podemos adicionar um sufixo ou prefixo ao nome para torn√°-lo ainda mais √ļnico.

Sufixos e Prefixos

Uma √≥tima maneira de diferenciar sua marca √© adicionar sufixos e prefixos, tornando ela ainda mais √ļnica. O v√≠deo acima mostra como identificamos o radical de uma palavra e listamos alguns sufixos e prefixos que podemos utilizar:

Lista de Sufixos:
  • a
  • are
  • ada
  • ago
  • anto
  • ary
  • aty
  • as
  • ava
  • ane
  • ano
  • en
  • eno
  • ento
  • enza
  • eo
  • eon
  • er
  • era
  • ect
  • ia
  • ian
  • io
  • ion
  • is
  • ium
  • ix
  • im
  • ingo
  • on
  • ona
  • os
  • zon
  • uma
  • us
  • um
  • uka
Lista de Prefixos:
  • pro
  • tru
  • co
  • pri
  • a
  • in

4. Verifique se a Marca está Disponível

No Brasil o direito de exclusividade sob uma marca surge com o registro. Então, é importante verificar se sua marca não está registrada no INPI. O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão responsável por examinar e conceder os pedidos de registro de marca.

5. Defina a Tipografia e Cores da sua Nova Marca

A melhor forma de identificar a tipografia ideal para sua marca é testando. Tire um tempo para testar em ferramentas de criação de logos, quais tipografias se conectam a marca com sua mensagem. Apenas tome cuidado com fontes finas, conforme trata o vídeo.

ūüí° Dica: analise a tipografia e cores dos seus concorrentes para te dar ideias.

Não exagere na quantidade de cores da sua identidade visual. Tenha em mente que 2 ou 3 cores já são suficientes. Marcas com maior diversidade de cores terão mais dificuldade de associação.

Sensação das Cores

Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja: trazem um ar de inovação e agilidade.

Cores frias como azul, verde e roxo: emitem sobriedade, seriedade e assertividade.

Cores neutras como preto e branco: denotam sofisticação e presença.

Dica importante: vale a pena considerar cores menos √≥bvias, por√©m, com muita cautela. Ser a √ļnica marca de uma determinada cor pode destacar seus produtos ou gerar estranheza.

Marca da Fortano em Diferentes Apresenta√ß√Ķes

Veja na pr√°tica que uma mesma marca pode provocar sensa√ß√Ķes diferentes a depender da forma que ela √© apresentada.

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Como Obter Direito Legal sob seu Nome

√Č completamente normal que o processo de naming sofra altera√ß√Ķes ap√≥s a 1¬į vers√£o e at√© leve dias, afinal voc√™ busca uma marca definitiva pro seu neg√≥cio. Uma vez definida a marca, √© importante obter o direito legal sob o nome empresarial. Diversas empresas j√° foram obrigadas a mudar de marca quando uma outra empresa registrou sua marca.

No Brasil o registro de marca garante o direito de exclusividade da marca, impedindo c√≥pias e imita√ß√Ķes. Caso tenha d√ļvidas, entenda a diferen√ßa entre raz√£o social e marca, pois muitos empres√°rios confundem estes elementos.

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Depoimento da Cliente Katelyn
Katelyn Mary Omans Ensino de Idiomas

Estou MUITO feliz e sortuda por ter encontrado Jonathan para me ajudar a registrar minhas marcas depois de procurar a empresa certa por muito tempo. Ele é um excelente profissional, competente e confiável!

Depoimento do Cliente Cristiano
Cristiano Arruda Compliance Tribut√°rio

Atendimento excelente, com qualidade e responsabilidade, merecendo todo mérito que a Fortano, com muita competência, conquistou. Parabéns a toda a equipe pelo profissionalismo, por sempre passar o feedback ao cliente sobre os status dos processos.

Depoimento do Cliente Lucas
Lucas Guilherme E-Commerce

Conheci a Fortano no google e conversei com o Jonathan Mendon√ßa, que numa sexta-feira √†s 19h me atendeu de forma excelente, tirou todas minhas d√ļvidas e me deu tranquilidade para registrar minha marca com seguran√ßa. S√≥ tenho a agradecer a Fortano!

Depoimento do Cliente Arlindo
Arlindo Oliveira Turismo

Eu n√£o tinha conhecimento algum sobre registro de marca, e, ao conhecer o Jonathan, achei muito mais vi√°vel para minha empresa contratar a Fortano. Hoje me sinto muito mais seguro para trabalhar na minha √°rea de turismo sem c√≥pias ou imita√ß√Ķes.