Um bom nome empresarial diferencia sua empresa e seus produtos dos demais no mercado. A marca traz uma personalidade própria à empresa.
O que você pensa ao ver as marcas abaixo?
Inicialmente abordaremos a Lei das Marcas, contida na Lei da Propriedade Industrial (LPI) para que você não tenha que se desfazer ou perder uma marca que você gosta. Em seguida, entraremos nas etapas do naming, dando todas as ferramentas que você precisa para chegar no nome ideal.
Durante o processo de naming focaremos na criação de marca de empresa, porém as mesmas etapas também podem ser aplicadas a criação de marcas de produtos, basta utilizar os mesmos princípios.
O que é Naming?
O “naming” é o ato de criar nomes de empresas ou produtos. Diante da disputa pela atenção do público, diversas empresas criaram novas táticas para obter nomes criativos e que chamem a atenção. Com isso, temos um processo que organiza nossas ideias e facilita a identificação de nomes únicos e que se destacam diante da concorrência.
Força da Marca
A força da marca é a capacidade dela se diferenciar das demais concorrentes, é a associação de um termo à empresa. Para marcas de produtos, é a capacidade de diferenciar o bem dos demais semelhantes no mercado. Todo bom processo de naming considera a força da marca. Entenda melhor com as classificações de marca.
Marca Genérica
É o nome de estabelecimento que utiliza um termo muito comum no mercado.
Exemplo: Pneus & Cia. A marca é completamente genérica, não possui nada único.
Marca Descritiva
É a marca que descreve a atividade do estabelecimento. O registro dessa marca tornaria impossível outras empresas divulgarem seus produtos, visto que não poderiam o próprio nome descritivo.
Exemplo: Borracharia ou Borracheiro para uma borracharia.
Marca Sugestiva
Mais criativa que a marca descritiva, a sugestiva utiliza um termo que sugere uma qualidade ou característica do produto ou serviço.
Exemplo: Natura ®. Sugere algo “Natural” e o posicionamento da marca é de produtos naturais.
Marca Arbitrária
Esse é um tipo de marca que poderia ser descritivo, porém a atuação da marca está em um ramo de mercado muito diferente de onde o termo é utilizado.
Exemplo: Apple ®(maçã em inglês). A marca seria descritiva se trabalhasse com frutas.
Marca Fantasiosa
É o nome criado 100% original. Este é o nível mais elevado de força e distintividade (capacidade de se diferenciar) da marca, pois o termo só se refere à empresa ou ao produto em questão.
Exemplo: Google. A palavra não existia antes da criação da marca.
Nomes que não Podem ser Registrados
As leis brasileiras não permitem o registro de marcas genéricas ou descritivas, porém não iremos descartar todas as opções descritivas do nosso processo de naming logo de cara. Esses nomes servem de inspiração para identificarmos termos mais profundos e provocantes durante as etapas do naming. Segue trecho da Lei de marcas que trata das proibições de registro:
“Art. 124. Não são registráveis como marca:
VI – sinal de caráter genérico, necessário, comum, vulgar ou simplesmente descritivo, quando tiver relação com o produto ou serviço a distinguir, ou aquele empregado comumente para designar uma característica do produto ou serviço, quanto à natureza, nacionalidade, peso, valor, qualidade e época de produção ou de prestação do serviço, salvo quando revestidos de suficiente forma distintiva;”
Marca Banco do Brasil
Diante do trecho da lei acima, é no mínimo curioso que a marca Banco do Brasil ® (marca descritiva de um banco localizado no Brasil) seja registrada e tão forte em nosso país, não é verdade?!
Assim como o Banco do Brasil, a American Airlines (companhia aérea norte americana) também é uma marca descritiva registrada nos Estados Unidos. Existe uma exceção para a condição de lei acima, que é quando a marca atinge um alto reconhecimento pelo público, a ponto de ser quase impossível que alguém no país desconheça a marca.
Para se atingir esse patamar de reputação é necessário muito investimento e anos de atuação. Praticamente inviável para pequenos negócios, pois, com o crescimento do empreendimento, o nome seria copiado e imitado, dificultando seu crescimento.
5 Etapas do Naming
Agora que você entende que quanto mais única sua marca, melhor e que algumas marcas não podem ser registradas, vamos entrar no processo de naming. Todas as etapas deste conteúdo foram inspiradas nos insights do João Henrique da Forasteiro, confira abaixo o vídeo de como iniciar seu processo de naming.
1. Defina a Personalidade da Marca
Também conhecido como posicionamento de marca, a personalidade vai guiar qual a sensação seus clientes devem sentir ao ter contato com sua marca. Aqui vão algumas perguntas que vão te ajudar a encontrar a “cara” da sua empresa. Nesse momento, tente ser específico com oque seu público alvo valoriza e como sua empresa atende a essa necessidade.
- Quem você ajuda?
- O que você faz?
- Qual a necessidade dos seus clientes?
- O que diferencia sua empresa ou atendimento dos demais?
Exemplo: Ajudamos empresárias com +40 anos (quem) a recuperarem a saúde de seu corpo (o que), sem precisar fazer uma dieta, e utilizando somente 3 dias da semana (promessa = atendimento a necessidade + diferencial da marca).
Tente entender seu diferencial: Vocês possuem o atendimento mais rápido? Comunicação próxima com os clientes? Resultados focados em metas?
2. Escreva suas Ideias Iniciais
Esta etapa pode ser feita por 1 ou mais pessoas. O importante é ter muitas ideias sem restrições, pois no próximo passo reduziremos a quantidade de nomes. Conforme o vídeo indica, separe uma folha em 2 partes, em uma, escreva descritivo e na outra posicionamento.
Inicie com 1 ideia em cada um dos lados. Na parte descritiva, você pode escrever a atividade principal da sua empresa, ou o produto principal. No outro espaço indique um nome que caracteriza bem o posicionamento de sua empresa, conforme definimos na etapa 1.
Brainstorming
Liste todas as ideias de nomes que surgirem a partir das primeiras ideias, mesmo que pareçam bobos ou óbvios. Eles servirão de base para ter ideias mais profundas de nomes conforme você avança.
Escreva diversas variações de nomes, inclusive variações das variações e assim por diante. Crie muitas opções.
3. Selecione os Nomes
Agora é o momento de pegar a lista e filtrar os melhores nomes. Utilize os seguintes critérios para selecioná-los:
- Teste a fonética (modo de falar);
- Verifique se o nome é fácil de lembrar;
- Imagine o nome em um outdoor ou sendo dito em uma propaganda.
Separe os nomes que você acredita que caem bem diante dessas situações. Caso você goste de alguns desses nomes e acredite que ainda são muito descritivos ou já são utilizados, temos uma carta na manga. Podemos adicionar um sufixo ou prefixo ao nome para torná-lo ainda mais único.
Sufixos e Prefixos
Uma ótima maneira de diferenciar sua marca é adicionar sufixos e prefixos, tornando ela ainda mais única. O vídeo acima mostra como identificamos o radical de uma palavra e listamos alguns sufixos e prefixos que podemos utilizar:
Lista de Sufixos:
- a
- are
- ada
- ago
- anto
- ary
- aty
- as
- ava
- ane
- ano
- en
- eno
- ento
- enza
- eo
- eon
- er
- era
- ect
- ia
- ian
- io
- ion
- is
- ium
- ix
- im
- ingo
- on
- ona
- os
- zon
- uma
- us
- um
- uka
Lista de Prefixos:
- pro
- tru
- co
- pri
- a
- in
4. Verifique se a Marca está Disponível
No Brasil o direito de exclusividade sob uma marca surge com o registro. Então, é importante verificar se sua marca não está registrada no INPI. O INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é o órgão responsável por examinar e conceder os pedidos de registro de marca.
5. Defina a Tipografia e Cores da sua Nova Marca
A melhor forma de identificar a tipografia ideal para sua marca é testando. Tire um tempo para testar em ferramentas de criação de logos, quais tipografias se conectam a marca com sua mensagem. Apenas tome cuidado com fontes finas, conforme trata o vídeo.
Dica: analise a tipografia e cores dos seus concorrentes para te dar ideias.
Não exagere na quantidade de cores da sua identidade visual. Tenha em mente que 2 ou 3 cores já são suficientes. Marcas com maior diversidade de cores terão mais dificuldade de associação.
Sensação das Cores
Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja: trazem um ar de inovação e agilidade.
Cores frias como azul, verde e roxo: emitem sobriedade, seriedade e assertividade.
Cores neutras como preto e branco: denotam sofisticação e presença.
Dica importante: vale a pena considerar cores menos óbvias, porém, com muita cautela. Ser a única marca de uma determinada cor pode destacar seus produtos ou gerar estranheza.
Marca da Fortano em Diferentes Apresentações
Veja na prática que uma mesma marca pode provocar sensações diferentes a depender da forma que ela é apresentada.
Fortano
Fortano
Como Obter Direito Legal sob seu Nome
É completamente normal que o processo de naming sofra alterações após a 1° versão e até leve dias, afinal você busca uma marca definitiva pro seu negócio. Uma vez definida a marca, é importante obter o direito legal sob o nome empresarial. Diversas empresas já foram obrigadas a mudar de marca quando uma outra empresa registrou sua marca.
No Brasil o registro de marca garante o direito de exclusividade da marca, impedindo cópias e imitações. Caso tenha dúvidas, entenda a diferença entre razão social e marca, pois muitos empresários confundem estes elementos.