Fortano

41 Nomes de Marcas Famosas que Marcaram o Mundo

Compartilhe:

Nomes de Marcas Famosas
Ter ideias de nomes de marcas nunca √© f√°cil. Por isso elaboramos esta lista cheia de marcas para que voc√™ possa se inspirar em criar um nome chiclete (palavra criada atrav√©s da marca Chiclets¬ģ). Confira tamb√©m nosso passo a passo para criar uma marca para facilitar a cria√ß√£o do seu nome. Veja as curiosidades de marcas que dominaram o mercado e descubra quais s√£o os maiores nomes de marcas do mundo e do Brasil.

Nomes de Marcas que Viraram Produtos

Pouquíssimas marcas conseguiram atingir um patamar de reputação tão alto para se tornarem referência de toda uma categoria de produtos. O interessante é que por se tratarem de marcas registradas, outras empresas não podem utilizar o nome da marca.

1. Chiclets

Nome de Marca Chiclets

Produto: Goma de Mascar.

A marca Chiclets¬ģ se tornou t√£o popular que gerou a palavra chiclete.

2. Cotonetes

Nome de Marca Cotonetes da Johnson Johson

Produto: Hastes Flexíveis com Pontas de Algodão.

Se voc√™ perguntar onde ficam as hastes flex√≠veis com pontas de algod√£o ao inv√©s dos Cotonetes¬ģ, as chances s√£o de que voc√™ receber√° uma encarada de d√ļvida.

3. Xerox

Nome de Marca Xerox

Serviço: Cópia de Documento.

N√£o √© dif√≠cil pedirmos por um Xerox¬ģ ao inv√©s de uma c√≥pia.

4. O.B.

Nome de Marca OB

Produto: Absorvente Interno.

√Č muito comum falarmos somente as 2 letas: O.B.

5. Band-Aid

Nome de Marca Band-Aid da Johnson Johnson

Produto: Curativo.

A marca é tão famosa que originou o termo bandeide, presente até em dicionários da língua portuguesa.

6. Isopor

Nome de Marca Isopor da Knauf

Produto: Poliestireno (EPS).

O Isopor¬ģ da empresa Knauf¬ģ √© t√£o famoso que tomou conta do pol√≠mero EPS, material que conhecemos pelo nome Isopor.

7. Tupperware

Nome de Marca Tupperware

Produto: Vasilha.

Vasilhas ou Tapoer? Esse é um dos nomes de marcas mais famosos, sua escrita em inglês somada a sua fama criaram a palavra tapoer.

8. CrossFit

Nome de Marca CrossFit

Serviço: Programa de Treino.

Pois √©, CrossFit¬ģ n√£o se trata de um treino, mas sim de uma marca com uma proposta diferenciada de exerc√≠cios f√≠sicos. Somente centros autorizados podem utilizar a marca.

9. Miojo

Nome de Marca Miojo da Nissin

Produto: Macarr√£o Instant√Ęneo.

Em muitos locais o macarr√£o de preparo r√°pido √© chamado de Miojo¬ģ ou at√© de Nissin¬ģ Miojo¬ģ.

10. Jet Ski

Nome de Marca JetSki da Kawasaki

Produto: Moto Aqu√°tica.

Para quem convive com o produtos pode saber que se chama moto aqu√°tica, por√©m muitas pessoas chamam de Jet Ski¬ģ.

11. Durex

Nome de Marca Durex

Produto: Fita Adesiva.

Como voc√™ chama? De Durex¬ģ ou de fita adesiva?

12. FitDance

Nome de Marca FitDance

Serviço: Programa de Exercícios com Dança.

Pois √©, √© proibido que outras empresas utilizem o termo FitDance¬ģ, pois √© uma marca registrada.

13. Sucrilhos

Nome de Marca Sucrilhos da Kellogs

Produto: Cereal.

Em muitos locais do Brasil, todos os tipos de cereais matinais s√£o chamados de Sucrilhos¬ģ.

14. Lycra

Nome de Marca Lycra

Produto: Vestimentas de Elastano Sintético.

E se a cal√ßa de lycra na verdade fosse uma cal√ßa de elastano sint√©tico? Pois √©, agora voc√™ sabe que a marca Lycra¬ģ produz diversas pe√ßas de roupa, n√£o s√≥ cal√ßas coladinhas.

15. Maizena

Nome de Marca Maizena

Produto: Amido de Milho.

As donas de casa sabem que se trata de amido de milho, por√©m o nome Maizena¬ģ veio pra ficar.

16. Nescau

Nome de Marca Nescau da Nestlé

Produto: Achocolatado em Pó.

O achocolatado em p√≥ muitas vezes √© substitu√≠do por Nescau¬ģ. At√© mesmo outras marcas famosas de achocolatado como o Toddy¬ģ s√£o chamados de Nescau.

17. Catupiry

Nome de Marca Catupiry

Produto: Requeij√£o Cremoso.

A Catupiry¬ģ √© uma marca que produz diversos tipos de produtos derivados do leite. A marca √© utilizada para se referir a um tipo espec√≠fico de requeij√£o cremoso mais grosso.

18. Danone

Nome de Marca Danone

Produto: Iogurte.

Diversas vezes acabamos chamando o iogurte de Danone¬ģ mesmo sabendo que se trata de um iogurte.

19. Gillette

Nome de Marca Gillette

Produto: Aparelho de Barbear Descart√°vel.

Como voc√™ chama? Gillette¬ģ, Prestobarba¬ģ ou de aparelho de barbear descart√°vel?

20. Bombril

Nome de Marca Bombril

Produto: Esponja de Aço.

Hoje a Bombril¬ģ possui diversos produtos de limpeza, mas ficou famosa mesmo com suas esponjas de l√£ de a√ßo.

21. Qboa

Nome de Marca Qboa

Produto: √Āgua Sanit√°ria.

A Qboa¬ģ ficou t√£o famosa que muita gente chama a √°gua sanit√°ria pelo nome da marca.

Os Maiores Nomes de Marcas do Mundo

Os nomes de marcas mais valiosas do mundo em 2022. Os valores são estimados pela Kantar Brandz. Lembre que estes valores são somente de um ativo destas empresas, a marca, o valor de mercado dessas entidades é muito superior.

1. Apple

Logo da Apple

Valor de Marca: US$ 947,062 bilh√Ķes.

Setor: Tecnologia de Consumo.

País: Estados Unidos.

L√≠der no mercado de celulares dos Estados Unidos, a marca Iphone¬ģ da Apple¬ģ corresponde a 48% dos celulares utilizados no pa√≠s. Todas suas marcas possuem forte reputa√ß√£o no mercado como Ipad¬ģ, Ipod¬ģ, Mac¬ģ, entre outras.

2. Google

Logo da Google

Valor de Marca: US$ 819,573 bilh√Ķes.

Setor: Entretenimento e Mídia.

País: Estados Unidos.

Respons√°vel por 98,8% das buscas realizadas na internet, a marca domina essa categoria. A empresa possui tamb√©m marcas como YouTube¬ģ, Gmail¬ģ, Chrome¬ģ e o finado Orkut¬ģ.

3. Amazon

Logo da Amazon

Valor de Marca: US$ 705,646 bilh√Ķes.

Setor: Varejo.

País: Estados Unidos.

A marca que dominou o varejo online, respons√°vel por mais de 35% das vendas de e-commerce nos EUA. Est√° em constante expan√ß√£o, participando tamb√©m de outros setores com suas marcas Amazon Music¬ģ, Amazon Prime¬ģ e Amazon Alexa¬ģ.

4. Microsoft

Logo da Microsoft

Valor de Marca: US$ 611,460 bilh√Ķes.

Setor: Solu√ß√Ķes de neg√≥cios e provedores de tecnologia.

País: Estados Unidos.

Reconhecida pelo famoso Windows¬ģ e seus programas auxiliares Word¬ģ, Excel¬ģ, PowerPoint¬ģ, entre outros.

5. Tencent

Logo da Tencent

Valor de Marca: US$ 214,023 bilh√Ķes.

Setor: Solu√ß√Ķes de neg√≥cios e provedores de tecnologia.

País: China.

A gigante chinesa investe em diversas empresas relacionadas a tecnologia: e-commerces, streamings e jogos como a Blizzard¬ģ, Epic Games¬ģ, Riot¬ģ, entre outras.

6. McDonald's

Logo do McDonalds

Valor de Marca: US$ 196,526 bilh√Ķes.

Setor: Fast Food.

País: Estados Unidos.

A maior marca de fast food do mundo dono tamb√©m do BigMac¬ģ e McCaf√©¬ģ.

7. Visa

Logo da Visa

Valor de Marca: US$ 191,032 bilh√Ķes.

Setor: Serviços Financeiros.

País: Estados Unidos.

A marca est√° presente em mais de 200 pa√≠ses e no Brasil, mais de 30% das transa√ß√Ķes feitas com cart√Ķes de cr√©dito s√£o com a bandeira Visa¬ģ.

8. Facebook

Logo do Facebook

Valor de Marca: US$ 186,421 bilh√Ķes.

Setor: Entretenimento e Mídia.

País: Estados Unidos.

O Facebook¬ģ tamb√©m era a marca do grupo que hoje √© Meta¬ģ. √Č poss√≠vel que a marca perca sua posi√ß√£o e valor, visto que a rede social vem perdendo espa√ßo.

9. Alibaba

Logo do Alibaba

Valor de Marca: US$ 169,966 bilh√Ķes.

Setor: Varejo.

País: China.

Dona de grandes marcas chinesas como o Aliexpress¬ģ, Taobao¬ģ, Alipay¬ģ, Tmall¬ģ, entre outras. √Č a principal varejista da China.

10. Louis Vuitton

Logo da Louis Vuitton

Valor de Marca: US$ 124,273 bilh√Ķes.

Setor: Bens de Luxo.

País: França.

O grupo de moda de luxo √© dono de mais de 70 marcas, incluindo Givenchy¬ģ, Christian Dior¬ģ, Mo√ęt & Chandon¬ģ, entre outras.

Os Maiores Nomes de Marcas do Brasil

Esses são os nomes de marcas mais valioso do Brasil em 2022, segundo a Brand Finance Brasil. Lembre que estes valores são somente de um ativo destas empresas, a marca, o valor de mercado dessas entidades é muito superior.

1. Ita√ļ

Logo do Ita√ļ

Valor de Marca: R$ 36,4 bilh√Ķes.

Setor: Banc√°rio.

O banco Ita√ļ √© controlado pelo grupo Ita√ļsa¬ģ dono tamb√©m de marcas como XP¬ģ, Havaianas¬ģ, Deca¬ģ, entre outras.

2. Bradesco

Logo do Bradesco

Valor de Marca: R$ 21,1 bilh√Ķes.

Setor: Banc√°rio.

√Č o segundo maior banco do Brasil, dono tasmb√©m de marcas como a Odontoprev¬ģ e √Āgora¬ģ.

3. Banco do Brasil

Logo do Banco do Brasil

Valor de Marca: R$ 20,2 bilh√Ķes.

Setor: Banc√°rio.

O maior banco estatal do Brasil, também conhecido como BB, fundado em 1808.

4. Petrobras

Logo da Petrobras

Valor de Marca: R$ 19,9 bilh√Ķes.

Setor: Petrolífero.

A marca é a principal responsável pelo fornecimento de gasolina, diesel e GNV do Brasil. Em 2014 a marca perdeu bastante valor diante da crise referente a operação lava jato.

5. Caixa

Logo da Caixa

Valor de Marca: R$ 15,0 bilh√Ķes.

Setor: Banc√°rio.

A Caixa Econ√īmica Federal √© uma empresa estatal. A marca caixa √© utilizada principalmente como aux√≠lio na gest√£o p√ļblica do Brasil.

6. Vale

Logo da Vale

Valor de Marca: R$ 14,1 bilh√Ķes.

Setor: Mineração.

√Č uma das maiores marcas de mineradouras do mundo, atuando tamb√©m no setor de gera√ß√£o de energia el√©trica em diversos pa√≠ses. Em 2009 a marca foi alterada de Vale do Rio Doce para apenas Vale¬ģ.

7. Natura

Logo da Natura

Valor de Marca: R$ 13,4 bilh√Ķes.

Setor: Cosméticos.

Conhecida por seus produtos naturais, tamb√©m atua com as marcas: Kaik¬ģ, Ekos¬ģ e Humor¬ģ.

8. Skol

Logo da Skol

Valor de Marca: R$ 12,9 bilh√Ķes.

Setor: Bebidas.

A marca pertence a empresa dinamarquesa Carlsberg e √© licenciada para uso do grupo Ambev¬ģ. √Č a mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a Heineken¬ģ.

9. Brahma

Logo da Brahma

Valor de Marca: R$ 9,2 bilh√Ķes.

Setor: Bebidas.

A Brahma √© uma marca brasileira do grupo Ambev¬ģ. A marca √© uma das 3 mais procuradas do Brasil.

10. Vivo

Logo da Vivo

Valor de Marca: R$ 8,4 bilh√Ķes.

Setor: Telecomunicação.

Pertencente ao grupo Telef√≥nica¬ģ, a Vivo¬ģ possui a maior participa√ß√£o no mercado de telecomunica√ß√£o do Brasil.

Registro de Marca

No Brasil, se adquire o direito legal sob um nome através do registro de marca. Os nomes de marcas são apenas um dos tipos de marcas que podemos registrar. Existem ainda marcas figurativas, mistas e até marcas tridimensionais, que são formatos de produtos.

Caso queira registrar sua marca, o primeiro passo é saber se ela está disponível. Fazemos a análise de viabilidade de sua marca sem custo algum. Você receberá um relatório completo informando quem utiliza sua marca e as chances de sucesso do seu pedido de registro. Entre em contato conosco e solicite a sua.

Avalie nosso artigo!
3/5 (Avalia√ß√Ķes: 2 )
Conte√ļdo

Veja também:

Contrato de Confidencialidade para Funcion√°rios
Inovação

Contrato de Confidencialidade para Funcion√°rios

Empresas que trabalham com dados sigilosos precisam garantir a confidencialidade das informa√ß√Ķes que circulam dentro da organiza√ß√£o. O contrato de confidencialidade para funcion√°rios √©¬†um documento

Contrato de Confidencialidade
Inovação

Contrato de Confidencialidade: O que é e Tipos

Em muitas empresas, a exist√™ncia de um contrato de confidencialidade √© essencial para prevenir o compartilhamento de informa√ß√Ķes sens√≠veis e sigilosas. Essas informa√ß√Ķes podem incluir

Newsletter

Receba dicas exclusivas para proteger sua empresa.

Registre sua Marca

com quem ENTENDE

A Fortano cuidará de todo o processo de registro para que você possa:

  1. Atuar sem risco de perder seu nome;
  2. Impedir c√≥pias ou imita√ß√Ķes da sua marca.

Tudo 100% online e com garantia de registro.

Depoimento da Cliente Katelyn
Katelyn Mary Omans Ensino de Idiomas

Estou MUITO feliz e sortuda por ter encontrado Jonathan para me ajudar a registrar minhas marcas depois de procurar a empresa certa por muito tempo. Ele é um excelente profissional, competente e confiável!

Depoimento do Cliente Cristiano
Cristiano Arruda Compliance Tribut√°rio

Atendimento excelente, com qualidade e responsabilidade, merecendo todo mérito que a Fortano, com muita competência, conquistou. Parabéns a toda a equipe pelo profissionalismo, por sempre passar o feedback ao cliente sobre os status dos processos.

Depoimento do Cliente Lucas
Lucas Guilherme E-Commerce

Conheci a Fortano no google e conversei com o Jonathan Mendon√ßa, que numa sexta-feira √†s 19h me atendeu de forma excelente, tirou todas minhas d√ļvidas e me deu tranquilidade para registrar minha marca com seguran√ßa. S√≥ tenho a agradecer a Fortano!

Depoimento do Cliente Arlindo
Arlindo Oliveira Turismo

Eu n√£o tinha conhecimento algum sobre registro de marca, e, ao conhecer o Jonathan, achei muito mais vi√°vel para minha empresa contratar a Fortano. Hoje me sinto muito mais seguro para trabalhar na minha √°rea de turismo sem c√≥pias ou imita√ß√Ķes.