Nomes de Marcas que Viraram Produtos
Pouquíssimas marcas conseguiram atingir um patamar de reputação tão alto para se tornarem referência de toda uma categoria de produtos. O interessante é que por se tratarem de marcas registradas, outras empresas não podem utilizar o nome da marca.
1. Chiclets
Produto: Goma de Mascar.
A marca Chiclets® se tornou tão popular que gerou a palavra chiclete.
2. Cotonetes
Produto: Hastes Flexíveis com Pontas de Algodão.
Se você perguntar onde ficam as hastes flexíveis com pontas de algodão ao invés dos Cotonetes®, as chances são de que você receberá uma encarada de dúvida.
3. Xerox
Serviço: Cópia de Documento.
Não é difícil pedirmos por um Xerox® ao invés de uma cópia.
4. O.B.
Produto: Absorvente Interno.
É muito comum falarmos somente as 2 letas: O.B.
5. Band-Aid
Produto: Curativo.
A marca é tão famosa que originou o termo bandeide, presente até em dicionários da língua portuguesa.
6. Isopor
Produto: Poliestireno (EPS).
O Isopor® da empresa Knauf® é tão famoso que tomou conta do polímero EPS, material que conhecemos pelo nome Isopor.
7. Tupperware
Produto: Vasilha.
Vasilhas ou Tapoer? Esse é um dos nomes de marcas mais famosos, sua escrita em inglês somada a sua fama criaram a palavra tapoer.
8. CrossFit
Serviço: Programa de Treino.
Pois é, CrossFit® não se trata de um treino, mas sim de uma marca com uma proposta diferenciada de exercícios físicos. Somente centros autorizados podem utilizar a marca.
9. Miojo
Produto: Macarrão Instantâneo.
Em muitos locais o macarrão de preparo rápido é chamado de Miojo® ou até de Nissin® Miojo®.
10. Jet Ski
Produto: Moto Aquática.
Para quem convive com o produtos pode saber que se chama moto aquática, porém muitas pessoas chamam de Jet Ski®.
11. Durex
Produto: Fita Adesiva.
Como você chama? De Durex® ou de fita adesiva?
12. FitDance
Serviço: Programa de Exercícios com Dança.
Pois é, é proibido que outras empresas utilizem o termo FitDance®, pois é uma marca registrada.
13. Sucrilhos
Produto: Cereal.
Em muitos locais do Brasil, todos os tipos de cereais matinais são chamados de Sucrilhos®.
14. Lycra
Produto: Vestimentas de Elastano Sintético.
E se a calça de lycra na verdade fosse uma calça de elastano sintético? Pois é, agora você sabe que a marca Lycra® produz diversas peças de roupa, não só calças coladinhas.
15. Maizena
Produto: Amido de Milho.
As donas de casa sabem que se trata de amido de milho, porém o nome Maizena® veio pra ficar.
16. Nescau
Produto: Achocolatado em Pó.
O achocolatado em pó muitas vezes é substituído por Nescau®. Até mesmo outras marcas famosas de achocolatado como o Toddy® são chamados de Nescau.
17. Catupiry
Produto: Requeijão Cremoso.
A Catupiry® é uma marca que produz diversos tipos de produtos derivados do leite. A marca é utilizada para se referir a um tipo específico de requeijão cremoso mais grosso.
18. Danone
Produto: Iogurte.
Diversas vezes acabamos chamando o iogurte de Danone® mesmo sabendo que se trata de um iogurte.
19. Gillette
Produto: Aparelho de Barbear Descartável.
Como você chama? Gillette®, Prestobarba® ou de aparelho de barbear descartável?
20. Bombril
Produto: Esponja de Aço.
Hoje a Bombril® possui diversos produtos de limpeza, mas ficou famosa mesmo com suas esponjas de lã de aço.
21. Qboa
Produto: Água Sanitária.
A Qboa® ficou tão famosa que muita gente chama a água sanitária pelo nome da marca.
Os Maiores Nomes de Marcas do Mundo
Os nomes de marcas mais valiosas do mundo em 2022. Os valores são estimados pela Kantar Brandz. Lembre que estes valores são somente de um ativo destas empresas, a marca, o valor de mercado dessas entidades é muito superior.
1. Apple
Valor de Marca: US$ 947,062 bilhões.
Setor: Tecnologia de Consumo.
País: Estados Unidos.
Líder no mercado de celulares dos Estados Unidos, a marca Iphone® da Apple® corresponde a 48% dos celulares utilizados no país. Todas suas marcas possuem forte reputação no mercado como Ipad®, Ipod®, Mac®, entre outras.
2. Google
Valor de Marca: US$ 819,573 bilhões.
Setor: Entretenimento e Mídia.
País: Estados Unidos.
Responsável por 98,8% das buscas realizadas na internet, a marca domina essa categoria. A empresa possui também marcas como YouTube®, Gmail®, Chrome® e o finado Orkut®.
3. Amazon
Valor de Marca: US$ 705,646 bilhões.
Setor: Varejo.
País: Estados Unidos.
A marca que dominou o varejo online, responsável por mais de 35% das vendas de e-commerce nos EUA. Está em constante expanção, participando também de outros setores com suas marcas Amazon Music®, Amazon Prime® e Amazon Alexa®.
4. Microsoft
Valor de Marca: US$ 611,460 bilhões.
Setor: Soluções de negócios e provedores de tecnologia.
País: Estados Unidos.
Reconhecida pelo famoso Windows® e seus programas auxiliares Word®, Excel®, PowerPoint®, entre outros.
5. Tencent
Valor de Marca: US$ 214,023 bilhões.
Setor: Soluções de negócios e provedores de tecnologia.
País: China.
A gigante chinesa investe em diversas empresas relacionadas a tecnologia: e-commerces, streamings e jogos como a Blizzard®, Epic Games®, Riot®, entre outras.
6. McDonald's
Valor de Marca: US$ 196,526 bilhões.
Setor: Fast Food.
País: Estados Unidos.
A maior marca de fast food do mundo dono também do BigMac® e McCafé®.
7. Visa
Valor de Marca: US$ 191,032 bilhões.
Setor: Serviços Financeiros.
País: Estados Unidos.
A marca está presente em mais de 200 países e no Brasil, mais de 30% das transações feitas com cartões de crédito são com a bandeira Visa®.
8. Facebook
Valor de Marca: US$ 186,421 bilhões.
Setor: Entretenimento e Mídia.
País: Estados Unidos.
O Facebook® também era a marca do grupo que hoje é Meta®. É possível que a marca perca sua posição e valor, visto que a rede social vem perdendo espaço.
9. Alibaba
Valor de Marca: US$ 169,966 bilhões.
Setor: Varejo.
País: China.
Dona de grandes marcas chinesas como o Aliexpress®, Taobao®, Alipay®, Tmall®, entre outras. É a principal varejista da China.
10. Louis Vuitton
Valor de Marca: US$ 124,273 bilhões.
Setor: Bens de Luxo.
País: França.
O grupo de moda de luxo é dono de mais de 70 marcas, incluindo Givenchy®, Christian Dior®, Moët & Chandon®, entre outras.
Os Maiores Nomes de Marcas do Brasil
Esses são os nomes de marcas mais valioso do Brasil em 2022, segundo a Brand Finance Brasil. Lembre que estes valores são somente de um ativo destas empresas, a marca, o valor de mercado dessas entidades é muito superior.
1. Itaú
Valor de Marca: R$ 36,4 bilhões.
Setor: Bancário.
O banco Itaú é controlado pelo grupo Itaúsa® dono também de marcas como XP®, Havaianas®, Deca®, entre outras.
2. Bradesco
Valor de Marca: R$ 21,1 bilhões.
Setor: Bancário.
É o segundo maior banco do Brasil, dono tasmbém de marcas como a Odontoprev® e Ágora®.
3. Banco do Brasil
Valor de Marca: R$ 20,2 bilhões.
Setor: Bancário.
O maior banco estatal do Brasil, também conhecido como BB, fundado em 1808.
4. Petrobras
Valor de Marca: R$ 19,9 bilhões.
Setor: Petrolífero.
A marca é a principal responsável pelo fornecimento de gasolina, diesel e GNV do Brasil. Em 2014 a marca perdeu bastante valor diante da crise referente a operação lava jato.
5. Caixa
Valor de Marca: R$ 15,0 bilhões.
Setor: Bancário.
A Caixa Econômica Federal é uma empresa estatal. A marca caixa é utilizada principalmente como auxílio na gestão pública do Brasil.
6. Vale
Valor de Marca: R$ 14,1 bilhões.
Setor: Mineração.
É uma das maiores marcas de mineradouras do mundo, atuando também no setor de geração de energia elétrica em diversos países. Em 2009 a marca foi alterada de Vale do Rio Doce para apenas Vale®.
7. Natura
Valor de Marca: R$ 13,4 bilhões.
Setor: Cosméticos.
Conhecida por seus produtos naturais, também atua com as marcas: Kaik®, Ekos® e Humor®.
8. Skol
Valor de Marca: R$ 12,9 bilhões.
Setor: Bebidas.
A marca pertence a empresa dinamarquesa Carlsberg e é licenciada para uso do grupo Ambev®. É a mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a Heineken®.
9. Brahma
Valor de Marca: R$ 9,2 bilhões.
Setor: Bebidas.
A Brahma é uma marca brasileira do grupo Ambev®. A marca é uma das 3 mais procuradas do Brasil.
10. Vivo
Valor de Marca: R$ 8,4 bilhões.
Setor: Telecomunicação.
Pertencente ao grupo Telefónica®, a Vivo® possui a maior participação no mercado de telecomunicação do Brasil.
Registro de Marca
No Brasil, se adquire o direito legal sob um nome através do registro de marca. Os nomes de marcas são apenas um dos tipos de marcas que podemos registrar. Existem ainda marcas figurativas, mistas e até marcas tridimensionais, que são formatos de produtos.
Caso queira registrar sua marca, o primeiro passo é saber se ela está disponível. Fazemos a análise de viabilidade de sua marca sem custo algum. Você receberá um relatório completo informando quem utiliza sua marca e as chances de sucesso do seu pedido de registro. Entre em contato conosco e solicite a sua.